Governador Celso Ramos

Inúmeras praias. Cultura pesqueira. Gente simples andando pela rua. Sotaque forte de pescador e um cheiro forte, muito forte, de peixe. Estas foram algumas impressões que tivemos no final de semana que passamos em Governador Celso Ramos. Nos surpreendemos com tantas belezas e a forte identidade desta cidade. Nossa dica é o camping das Palmeiras, praia deserta do Cisal e um pouco de história.

20140125_095844

Nosso passeio começou na Praia de Gancho de Fora, com um almoço a beira mar: peixe. Em seguida fomos por uma trilha a pé, ao lado direito da praia. Depois de uns 15 minutos de caminhada chegamos a Praia de Fora, onde pudemos visualizar alguns surfistas no mar e vááááários golfinhos.

20140125_102515

Foi incrível. Infelizmente não conseguimos fotografar. Eles foram mais rápidos que as nossas câmeras. Depois de desfrutar da bela culinária de Governador Celso Ramos e dos visuais azuis, seguimos em busca de uma praia deserta chamada Cisal. Tínhamos visto algo pela internet e decidimos que queríamos encontrá-la. Não foi difícil, uma trilha de 20 minutos nos levou até lá.

IMG-20140126-WA0055

20140125_151923

IMG-20140126-WA0045

Apesar de um mar revolto e deserta, a visita vale a pena. Olha só o visual.

20140125_153016 20140125_153136

Águas azuis e muitas árvores:

20140125_153314

Gaivotas!

20140125_155108(0)

Como Chegar na praia do Cisal:

O acesso é por meio dos costões da Praia Grande pelo lado esquerdo ou Ilhéus pelo lado direito. A melhor maneira de se chegar lá é através de uma trilha de acesso na estrada onde se localiza o portão dos fundos do Palmas Parque Hotel. A estradinha de chão se chama Rosendo José Sagas, embora as ruas não possuam placas  e nesta rua fica uma porteira com a mensagem: “Acesso a praia exclusivo para pedestres” – A trilha leva uns 20 minutos de caminhada por entre subidas e descidas. Quando encontrar uma bifurcação siga a direita.

20140126_122910

20140126_123540

Já na Praia de Armação da Piedade os encantos são outros: história! Não tem como não se impressionar com a Igreja Nossa Senhora da Piedade, que começou a ser construída em 1738 e concluída em 1745.

Tombada pelo  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é tida como a primeira igreja edificada em Santa Catarina, no século XVIII, ainda utilizando óleo de baleia na argamassa, e localizada ao lado das ruínas da antiga Armação da Piedade.

Na maioria das nossas viagens estamos com um mapa em mãos. Porque além de facilitar na localização a gente acaba conhecendo melhor o local e pensando em outras possibilidades de trajetos (Aqui neste mapa a Praia do Cisal está como Sissial – não sabemos pq):

Mapa das Praias de Governador Celso Ramos

Nossa indicação de camping é o da Palmeiras, localizado quase nas areias da Praia de Palmas. O local é bem organizado e amplo, tem capacidade para 350 pessoas. Pagamos R$20 (cada um). 10634166_725531620835068_637459736_n

Distâncias entre as cidades:

Itajaí e Governador Celso Ramos: 76,06 KM

Florianópolis e Governador Celso Ramos: 49,07 KM

Anúncios

2 comentários em “Governador Celso Ramos

1. ATENÇÃO, ROUBO…… Cuidado ao deixarem o carro estacionado para fazer trilha do sissial, pois arrombaram a fechadura e levaram mala de viagem, notebook, bolsas.
    O carro tinha alarme e isso não impediu.

• putz. que droga, heim?! Não sabíamos disso não. todo cuidado é pouco… fica a dica… não dá pra fazer trilha com o carro cheio de coisa né? A gente sempre leva o mínimo de coisa possível.. o único objeto de valor câmera fotográfica e sempre fica com a gente! Mas valeu por avisar, serve de alerta