Urubici e Bom Jardim da Serra

Nos dias 1, 2 e 3 de agosto fomos de Troller, curtir o friozinho da Serra Catarinense, nas cidades de Urubici e Bom Jardim e também algumas trilhas, onde só o veículo 4×4 pode chegar. Pela primeira vez levamos uma barraca de teto. A experiência foi incrível… estilosa e confortável.

No primeiro dia dormimos em Urubici, no campping Arroio do Engenho, lugar em meio a natureza. Acordamos com um cavalo ao lado da barraca e um tatu dentro da piscina (vazia). Indicamos este local pra quem realmente curte a natureza e os animais.

Fotos do Camping Arroio do Engenho, em Urubici:

Alí mesmo, pertinho do Camping Arrio do Engenho, pegamos uma estrada 4×4, chamada Serra do Bitu que saiu exatamente na subida do Morro da Igreja. Mas como há necessidade de pedir autorização prévia para subir ao morro, decidimos tocar viagem, já que nosso foco era outro (locais menos turísticos e com muita poeira). Decidimos seguir viagem!

Confira fotos da Serra do Bitu, em Urubici (só veículo 4×4):

 

Após sair da Serra do Bitu nos deparamos com uma fila imensa de carros esperando para subir o Morro da Igreja (um dos principais pontos turísticos da cidade). Não pensamos duas vezes… e seguimos sentidos contrário a esta fila. Descemos o Morro e pegamos a estrada para Bom Jardim da Serra, cidade que fica a 72 KM de Urubici, e é onde está localizada a Serra do Rio do Rastro (ponto turístico conhecido nacionalmente). Poderíamos ter pego a SC 390 ou 110, mas claro, que nós preferimos ir por um caminho cheio de pedras, lama, poeira e uma vista de tirar o folego, fomos pelo Parque Nacional São Joaquim.

Dá uma olhada nestas fotos, o lugar é incrível… mas só com 4×4:

ATENÇÃO!

Para ir ao Morro da Igreja e Parque Nacional São Joaquim é necessário pedir autorização prévia ao Instituto Chico Mendes, que fica localizado no Centro de Urubici (Rua Feliciano R. Sobrinho, 1.542 ). Esta solicitação pode ser feita pessoalmente ou por e-mail: agendamentoparque@hotmail.com. É rápido e não há custo. Segundo os fiscais, esta medida foi adotada desde o início de 2014, para se ter um maior controle de visitantes. Já que se trata de uma área militar e de preservação.

Bom Jardim da Serra

Depois de 72 km rodados de estrada de chão e de paisagens maravilhosas, chegamos a cidade de Bom Jardim da Serra. Sem saber onde dormir ou ficar, fomos até a Casa do Turista e recebemos a indicação de ir até o Parque Eólico da cidade, e falar com o Jorge da Ronda Turismo Rural, que fica muito perto do Mirante da Serra do Rio do Rastro. Chegamos lá e encontramos o Jorge na portaria, que gentilmente nos levou para conhecer o quintal da sua casa, onde passaríamos a nossa segunda noite na Serra, ao valor de 20 reais. Lugar simples, assim como a maioria dos camppings que já ficamos, mas este tinha um diferencial, estava localizado em meio ao Parque Eólico, dormimos em meio as hélices gigantes, debaixo de um céu estrelado com inúmeras estrelas cadentes. Como a gente ama acampar! Esta noite foi mágica.

Volta pela Serra do Corvo Branco

Acordamos e fomos curtir um pouco o Mirante da Serra do Rio do Rastro! O dia estava lindo e por isso, boa visibilidade da toda a Serra e suas curvas que tonam a paisagem única. Mas o que nos chamou a atenção foi a quantidade de quatis que divertiam os turistas e a enorme “NÃO ALIMENTE OS ANIMAIS”. Aí já era umas 9h30, imaginamos que eles se alimentaram pelo café da manhã, almoço e janta. Muita pipoca, massas e frituras. A natureza agradece… Em seguida encontramos um casal de amigos para irmos até o Canil do Funil, queríamos ir de Troller até o topo. Mas infelizmente fomos informados que estava proibida a subida de de carro, somente a pé, umas 4 horas apena ida. Como não nos preparamos para este programa, resolvemos pegar estrada e voltar pra casa, pela Serra do Corvo Branco, que na nossa opinião é mais emocionante e bonita.

 

Visite estas cidades:

  • Distância entre Itajaí e Urubici: 232 KM
  • Distância entre Florianópolis e Urubici: 169 KM
  • Distância entre Urubici e Bom Jardim da Serra: 72 KM

 

Mais um destino, mais histórias e mais aventura catarina! Até a próxima…

?????????????

Anúncios

4 comentários em “Urubici e Bom Jardim da Serra

  1. Boa tarde, Rogério.

    Quando vc fala “apenas 4×4” são estradas ou trilhas muito difíceis? Tem muita lama ou buracos muito grandes? Ou são estradas de terra de grau leve possíveis de percorrer de moto sem grandes desafios técnicos?

    Parabéns pelo site, é um guia incrível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: