Ai, ai… Praia Grande!

“Ai, ai… Praia Grande! Nós voltaremos, com toda certeza”! Este é o sentimento que temos em relação ao município Praia Grande, localizado no extremo sul de Santa Catarina. Com cachoeiras, piscinas naturais e trilhas no interior dos cânions, Praia Grande é uma cidadezinha pacata, que oferece cenários incríveis, sobretudo a prática de esportes de aventura e o ecoturismo. Nesta viagem também realizamos um sonho: conhecer os cânions Itaimbézinho e Fortaleza.

 DCIM109GOPRO IMG_0009 DCIM109GOPRO

Estivemos lá num feriado deste ano. Passamos quatro dias por aquela região, inclusive demos “um pulinho”, no Rio Grande do Sul. Nossa estadia foi rápida, mas o suficiente para nos convencer que roteiros com cânions são os nossos destinos favoritos.

DCIM109GOPRO

IMG_9899 IMG_9900

Dormimos aos pés do Cânion Malacara e pela primeira vez pudemos desbravar um cânion pelo seu interior. Isso mesmo. Geralmente os passeios por cânions são pelo topo, pelas bordas deles. Mas desta vez, pudemos entrar nele e fomos surpreendidos pelas piscinas naturais, borboletas e as paisagens, de cair o queixo.

20140418_115544

DCIM109GOPRO

Super indicamos o passeio pelo interior do Cânion Malacara. Mas sem crianças. Porque o trajeto envolve trechos por dentro de Rios, muitas pedras e dizem que tem cobras! Por isso também, a importância de contratar um guia.

DCIM109GOPRO DCIM108GOPRO DCIM108GOPRO DCIM109GOPRO

Na volta deste passeio, pudemos pegar nossas bikes e explorar a cidade. Como já era de se esperar, no feriado estava tudo fechado. Deserto. Ainda bem que havíamos feito uma comprinha, e nossa janta estava garantida: capeleti com molho de tomate. Mas valeu a pedalada.

DCIM109GOPRO

No outro dia seguimos viagem. Percorremos em torno de 20 KM pela Serra do Faxinal e chegamos ao tão sonhado destino: Cânion Itaimbézinho. Mesmo que não faça parte exclusivamente de Santa Catarina (o cânion está entre Praia Grande/ SC e Cambará do Sul/RS), o Itaimbézinho atendeu a todas as nossas expectativas e vale sim, estar aqui no #aventuracatarina.

DCIM109GOPRO DCIM109GOPRO

O lugar é sensacional. Ainda mais de bicicleta. Nós fomos pedalando. O que fez com que a gente ganhasse bastante tempo. Porque desde a portaria do parque Aparatos da Serra até a borda do Cânion, leva em média três horas de caminhada.

DCIM109GOPRO

IMG_0075

Mas vale a pena, gente! São 5,8 km de extensão e paredões extremamente verticalizados, com até 720 metros de profundidade. Parece cenário cinematográfico. Uma energia muita boa, que faz a gente se sentir vivo. Nós fomos num dia e pegamos uma chuva horrível e decidimos voltar no outro dia, com 100% de visibilidade. Pagamos apenas R$6 (seis reais) cada um, para entrar.

20140419_120128

DCIM109GOPRO

20140419_122142

O parque oferece toda a infraestrutura para famílias, como banheiros, guias e lanchonete. Mas vão preparados. A caminhada é longa, porém num trajeto super tranquilo, todo demarcado com sinalizações e nem chega perto de entrar no mato.

DCIM109GOPRO

Para quem tiver fôlego e quiser seguir viagem para o Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, dá em torno de uns 40 KM. Trechos com asfalto e chão batido. Se não tiver apego ao carro, siga viagem. Mas se for apegado. Pense uma, duas ou até três vezes. O trajeto judia do automóvel (que não é 4×4). Nós fomos com um Prisma, da Chevrolet. Voltamos com as quatro rodas (e inteiro)! Uhuulll, se joga!!!

DCIM109GOPRO

DCIM109GOPRO DCIM109GOPRO  DCIM109GOPRO

Mas atenção! Diferente do Itaimbézinho, o Cânion Fortaleza não tem insfraestrutura. Sem banheiros, sinalizações e bem perigoso (depois que as do carro e começa o trajeto para a borda). Para se ter uma ideia chegamos na borda do cânion sem perceber. Havia muita neblina e não tinha ninguém para orientar.

Dá uma olhada nas fotos:

20140420_103513

  20140420_125506

20140420_103300

DCIM109GOPRO

Gente, façam este passeio! Conheçam Praia Grande e seus cânions. Sigam até Rio Grande do Sul, e façam o passeio até os Cânions Fortaleza e Itaimbézinho. São lugares lindos e gigantescos, que nos dão noção da nossa dimensão em relação as obras da natureza! #ficadica

IMG_0026

Mais sobre Praia Grande:

Localizada na divisa com o estado gaúcho e com cerca de 8 mil habitantes, Praia Grande está cercada pelos cânions Itaimbézinho, Malacara, Fortaleza, Índios Coroados, Faxinalzinho, Churriado, Leão e Molha Côco.

  • Distância entre Itajaí e Praia Grande 360 KM
  • Distância entre Florianópolis e Praia Grande 281 KM
  • Localizada na região turística Caminho dos Cânions
Anúncios

Um comentário em “Ai, ai… Praia Grande!

  1. Caaaaasaaaaal!!! ameeei demais o depoimento de voceeeS!! eu e meu marido vamos comemorar nosso primeiro ano juntos lá nos canyons! e vamos fazer isso num motorhome! as bikes , claro, sempre conosco!! obrigada pelas dicas preciosas!! =DDD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: