Mergulho na Praia da Tainha e Mirante em Canto Grande

Mergulhar em uma praia pouquíssimo frequentada, acampar em uma barraca de teto, preparar estrogonofe dentro do carro e ficar de queixo caído com dois mirantes com vista 360º graus. Sim! Você pode fazer tudo isto em um único final de semana no município de Bombinhas. Vem com a gente! E te joga nesta aventura, com olhar catarina.

IMG_7860 DCIM102GOPRODCIM102GOPRO

Fomos criados pertinho deste paraíso chamado Bombinhas (moramos em Itajaí). Mas a gente não se “acostumou” com tanta beleza! Há cada ida ao município é uma nova descoberta. Para algo experimentado antes… um novo olhar… um novo ângulo. Desta vez foi um mergulho realizado na Praia da Tainha (localizada pertinho da Praia de Mariscal). Águas frias e cristalinas, como nunca havíamos visto antes. E não esperávamos nada diferente.

DCIM115GOPRO

O sol deste final de semana de eleições presidenciais é que nos impulsionou para lá. Sem roteiro definido, resolvemos recorrer a um amigo e pedir o quintal da casa emprestado para acampar, já que o valor do camping estava 54 reais o casal. O sol caía quando chegávamos a Praia de Zimbros, no quintal emprestado. E nada era mais empolgante do que a nossa vontade de chegar e montar a barraca de teto. A gente adora dormir em cima do carro. Porque além de inusitado, é divertido e muito confortável.

IMG_7846  IMG_7863

Barraca montada, jantar preparado (alí mesmo no quintal), hora de subir para o “segundo piso da Tracker (Marca Chevrolet)”. A barraca que usamos é uma das menores que se fabricam, ideal para dois adultos. Mas pasmem… há barracas de teto para quatro pessoas (dois adultos e duas crianças).

Acordamos às 6 horas com um sol quente. Muito quente, ainda mais de dentro da barraca. Preparamos nosso café, também no quintal, e pegamos estrada. Nosso destino: Mergulho na Praia da Tainha. O acesso de carro é pela Praia de Mariscal e Conceição. Muito fácil de achar. Vá em direção ao canto direito da Praia de Mariscal e já terá placas indicativas “Praia da Tainha”.

 A estrada é de chão batido e com buracos, mas dá para carros mais baixos e pequenos subirem, tranquilamente. Mas cuidado. Dias de chuva não é indicado.

Confira o vídeo:

Diferente da barraca, na areia da praia estava mais friozinho. Até mesmo porque não estamos no verão, né?! Mas vamos lá. Uma praia linda dessas e águas cristalinas não tinha como negar “tcibUUMmMM”. Caramba! Que água é essa? Visibilidade 100%. Dava para ver tudinho, tudinho, com metros de distância. Fascinante. Dá uma olhada no vídeo:

DCIM102GOPRO

Nesta área onde mergulhamos não tinha muitos peixinho, mas o Rogerio foi atrás deles e conseguiu fazer algumas imagens. Olha só:

 

Bom, depois de um super mergulho na Praia da Tainha, fomos conhecer o Mirante 360º Graus, localizado na estrada geral que dá acesso a praia. Apesar do belo visual, ainda preferimos a Trilha do Macaco. (ali pertinho – ao final da Praia de Cano Grande). Porque é de graça e tem uma trilha bacana de se fazer até chegar no topo. Já no Mirante 360º Graus, o trajeto é bem curtinho, e paga-se 20 reais por pessoa, para subir =/

DCIM102GOPRO

Pra quem conhece a gente, sabe que nossa filosofia é mais ou menos assim: a gente paga pra não pagar! Priorizamos atrações baratas e de preferência, gratuitas.

IMG_7903 IMG_7902

Bom… com 40 reais mais pobres, seguimos para a Praia de Canto Grande, no Trapiche, que dá acesso a Triha do Macaco.

IMG_7948

IMG_7951DCIM102GOPRO

O acesso para a Trilha mudou recentemente… agora, a Trilha começa bem do ladinho do Trapiche da Praia de Canto Grande e não mais pelo quintal de uma casa.

IMG_8007   IMG_7969

São 800 metros de subida, Visual bacana e tranquila. No topo é lindo demais, a vista é de arrepiar. Conseguimos visualizar as praias de Mariscal, Conceição, Canto Grande, Bombinhas, Ilha do Arvoredo….

IMG_7976

DCIM102GOPRO

 DCIM102GOPRO

Uma trilha tranquila que dá para fazer com a família, ir no seu tempo… tem espaços para descanso e diferentes cenários para contemplar a vista. Dá uma olhada no vídeo feito lá do topo:

 

DCIM102GOPRO

DCIM102GOPRO

IMG_8030

Descemos a Trilha já era cerca de 13 horas. Tínhamos que voltar para Itajaí e votar, ainda. Então corremos para a beira da Praia com o nosso carro e  preparamos nosso almoço:  estrogonofe com macarrão. Temos um fogão que dá para cozinhar de tudo, dentro do carro. É ótimo, da marca Nautika. pagamos R$100,00 (cem reais). O gás custa R$8,00 (oito reais) e dá para preparar em torno de umas oito refeições.

Confira o vídeo e saiba mais sobre nossas refeições… no carro… no camping… no meio do nada… Somos altamente independentes!

IMG_8064

DCIM102GOPRO

Aventura Catarina em KM:

Distância entre Itajaí e Praia da Tainha: 57 KM (pela BR 101)

Distância entre Florianópolis e Praia da Tainha: 71 KM (pela BR 101)

Bombinhas faz parte da Costa Verde e Mar (região turística que integra 10 cidades pertinho do litoral catarinense).

Anúncios

10 comentários em “Mergulho na Praia da Tainha e Mirante em Canto Grande

  1. Quero ver esse macarrao de strogonoff ai…. pode praticando que quando eu voltar quero ver vc cozinhar! hahaha Beijos, ta lindo

  2. Rogerio e karol

    Ta muito bacana o blog, tenho acompanhado direto, quando quizerem fazer algo aqui pelo alto vale do itajai sou parceiro e estou a disposicao

    Abraco

    • Que bacana Michel!! Mto bom receber retorno!!! Adoramos o o convite… por aí o que é forte é o rafting e canoagem, né???? Sera bacana visitar esta região!! Show de bola!! Abraços Michel! Obrigado pelo contato.

  3. Parabéns pelos posts estão bem legais!!
    Vou este ano pela 3ª vez a bombinhas, amo esse lugar. Porém, não conheço a praia da tainha e esse ano ficaremos em uma casa próximo a essa praia e tenho lido muito sobre a dificuldade da estrada de acesso. É realmente assim tão complicado? Pois vi o vídeo que postaram e pareceu tranquilo.
    Att,
    Obrigada

    • Oi Bruna, esta estrada já foi mto ruim. Hje é tranquila. Fizemos o vídeo pra mostrar que tá boa sim. Mas atenção… não dá pra ir depois de dias de chuva, aí com certeza a estrada ficará ruim. Mas com dias de sol, a estrada tá firme e segura, passa qqlr carro, não precisa ter tração. Vai tranquila e aproveita para mergulhar. A água é cristalina. Vc conhece a Trilha do Macaco? Fica ali pertinho, é de graça e tem visual MARAVILHOSO. Bom passeio, estamos à disposição, Karol e Rogerio.

      • Karol, vim aqui novamente para agradecer as dicas, foram muito úteis. Fiquei em uma casa a 300m da praia da tainha, o que significava ter q subir e descer o morro várias vezes rsrsrsr, subimos e descemos tranquilamente (com carro popular mesmo e sem problemas). Fizemos a trilha da praia da tainha (01hr de trilha) e a trilha do morro do macaco (em um lindo dia de sol e morremos com a vista hahahah). Tambem tentamos explorar o mergulho lá na tainha e conseguimos ver vários peixinhos, amamos muito. Valeu pelas dicas, obrigada.

      • Bruna, tenho outra indicação, se vc gosta de mergulho, é a Praia da Tainha – em porto Belo – pouca conhecida é um paraíso para os mergulhadores. leia nosso relato aqui no blog, vc vai curtir esta dica. beijos, Karol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: