Final de Ano no lugar menos habitado de Santa Catarina

Somos moradores do litoral catarinense, da região Costa Verde e Mar. Aqui estão localizadas as praias mais belas do estado (na nossa opinião rs), como Bombinhas, Porto Belo, Estaleiro, Itapema e Balneário Camboriú. Mas isto não foi o suficiente para nos segurar para a festa de final de ano. Aliás, festa era o que a gente menos queria.

Coxilha Rica - Virada do Ano (6)

?????????????

Desta a vez a gente quis fazer algo que nunca tínhamos feito antes. Algo inédito e de preferência com o nosso cachorro, o Fredy (raça collie). A cada final de ano, é sempre muito complicado. Ele entra em desespero por causa dos fogos, gostaríamos de poupá-lo de ser dopado, desta vez.  Por que não passar a virada do ano no lugar menos habitado de Santa Catarina? Sim! Por que não?

 ?????????????

Lá fomos nós #partiuserracatarinense.

Coxilha final de ano Canon (6) Coxilha final de ano Canon (5) Coxilha final de ano Canon (2)
Coxilha final de ano Canon (7) ????????????? ?????????????

Coxilha Rica é uma área rural localizada em Lages, maior cidade de Santa Catarina e possui 100 km² de extensão. Quarenta dois por cento do território de Lages é a Coxilha, sendo que no local moram apenas 300 pessoas. Imagine só. Uma área desta extensão com tão poucos habitantes. Lugar perfeito para uma virada de ano, não?

????????????? ????????????? ????????????? ????????????? ????????????? ????????????? Coxilha Rica - Virada do Ano (25) Coxilha Rica - Virada do Ano (23) Coxilha Rica - Virada do Ano (20)

Para ir até a Coxilha o cidadão deve curtir MUITO andar dentro de um carro. São km mais km percorridos, para encontrar um rio, ou uma fazenda…. km mais km, para encontrar uma pequena comunidade (com um Igreja e três casas, por exemplo)…

Coxilha Rica - Virada do Ano (18)Coxilha Rica - Virada do Ano (21) Coxilha Rica - Virada do Ano (22) Coxilha Rica - Virada do Ano (23)

Para se ter ideia, no primeiro dia de camping, andamos 100 km e cruzamos com apenas um carro na estrada. É um lugar bem inóspito.

O que fazer na Coxilha?

Curtir a calmaria, conhecer as imensas fazendas, contemplar belas paisagens, tomar banho de rio, fotografar cenários distintos, conversar com os moradores locais, acampar, andar a cavalo… e andar muito, muito de carro. As atrações são praticamente estas. Pelo menos para quem for acampar por conta própria.

?????????????Coxilha final de ano Canon (4)

Coxilha Rica - Virada do Ano (31)

Coxilha Rica - Virada do Ano (7)

Coxilha Rica - Virada do Ano (42) Coxilha Rica - Virada do Ano (41)
Coxilha Rica - Virada do Ano (38) Coxilha Rica - Virada do Ano (44) Coxilha Rica - Virada do Ano (49) Coxilha Rica - Virada do Ano (37) Coxilha Rica - Virada do Ano (34) Coxilha Rica - Virada do Ano (17) ????????????? ????????????? ????????????? ?????????????

 

Coxilha Rica - Virada do Ano (12) Coxilha Rica - Virada do Ano (5) Coxilha Rica - Virada do Ano (3) Coxilha Rica - Virada do Ano (2) Coxilha Rica - Virada do Ano (1)

Nós visitamos os seguintes pontos:

  • Pousada Lua Cheia (Capão Alto)
  • Caminho dos Tropeiros
  • Fazenda Nereu Ramos
  • Imbutidos Cajuru
  • Fazenda Ferradura (onde houve a maior incidência da presença de Leões Baios à caça das ovelhas)
  • Comunidade São Jorge
  • Comunidade Morinhos
  • Fazenda Dourado
  • “O Bodegão”

 

 Onde se hospedar?

Nos cinco dias que estivemos na Coxilha, perguntamos bastante para as pessoas que encontrávamos sobre “onde dormir”. Achamos apenas três opções:

  •  “O Bodegão” – Uma bodega muito famosa pela Coxilha Rica. Não há que não conheça. Neste local há bebida, culinária campeira e quartos para dormir. Tudo bem simples, mas a cara da Coxilha. – para mais infos: (49) 9965-0975 – Falar com Dona Helena
  •  Camping Selvagem – Montar a barraca e dormir em qualquer lugar da Coxilha. Foi o que a gente fez. Dormiu na Beira do Rio Pelotinhas (30 km do perímetro urbano de Lages – pela Vigia). Nas noites que passamos lá, sempre tinha gente acampando por perto, o que nos deixou mais seguros.
  • Fazenda Dourado – (180,00 a diária). Esta pousada fica muito perto do perímetro urbano de Lages (apenas 10 km de distância) – para mais infos fazendadourado.com.br

 

OBS: Outras pousadas abrem para pernoite, mas para pacotes que contemplem cavalgadas.

Coxilha Rica - Virada do Ano (47) Coxilha Rica - Virada do Ano (34)

?????????????

 

O que levar?

Se você for pra passear por conta própria, não fechar nenhum pacote para cavalgadas, vc deve levar TUDO. Comida, roupa de cama, louças, fogareiro, água, barraca, colchão, lanterna, roupas confortáveis,  lona (caso chova)… e demais itens que vc ache necessário para passar  a noite fora de casa. Quando a gente pega estrada a gente sempre imagina o pior cenário. (chuva, trovões, e se agente se perder?…), isto ajuda a gente a se preparar para as situações inusitadas de camping.

????????????? ????????????? Coxilha Rica - Virada do Ano (48) Coxilha Rica - Virada do Ano (33) Coxilha Rica - Virada do Ano (32) Coxilha Rica - Virada do Ano (27) Coxilha Rica - Virada do Ano (26) Coxilha Rica - Virada do Ano (13) Coxilha Rica - Virada do Ano (9) Coxilha Rica - Virada do Ano (8)


Coxilha Rica - Virada do Ano (16) Coxilha Rica - Virada do Ano (15)

Viagem com cachorro

Esta foi a primeira vez que colocamos nosso cachorro no porta malas do carro e pegamos estrada. Aprendemos que se a gente parar a cada uma horinha de viagem para ele dar uma caminhada e beber água, não teremos problemas com ele. E que se a gente chegar nos lugares e soltá-lo, ele não vai sair correndo feito louco, porque ele tem medo. Ele sabe que está num lugar diferente, com sons e cheiros que ele nunca experimentou antes, então ele tem receio. Aprendemos que devemos levar tranqüilizante canino (receitado pelo veterinário), porque podemos precisar numa emergência, como  foi o caso de uma das noites um pessoal acampando do nosso lado soltou alguns rojões para espantar bichos. Ele ficou enlouquecido. Numa outra noite encontramos uma cadelinha no cio, no local de acampamento. Tivemos que dar tranqüilizante, pq a cachorra não ia embora e ele não nos obedecia mais.

Coxilha Rica - Virada do Ano (10)
Coxilha Rica - Virada do Ano (24) Coxilha Rica - Virada do Ano (14)
Coxilha final de ano Canon (1) ????????????? ?????????????
?????????????

????????????? ?????????????

 

Conclusões

Foi a melhor coisa que poderíamos ter  feito pelo Fredy e com o Fredy neste final de ano. Acreditamos que ele sentiu que a viagem foi PARA ELE. Era nítido o carinho dele e gratidão com nós. Valeu muito a pena. Próxima virada de ano vamos passar com ele, de novo, e quantas vezes mais forem necessárias.

?????????????

 

Coxilha Rica - Virada do Ano (39)

Coxilha Rica - Virada do Ano (40)

?????????????

Coxilha Rica em KM

Coxilha Rica está a 20 km do Centro de Lages (pela entrada da Vigia – Via BR 116)

Florianópolis a Lages 225 KM – via BR 282

Itajaí a Lages 303 KM – via SC 108 e BR 282

Coxilha Rica - Virada do Ano (19)

Anúncios

6 comentários em “Final de Ano no lugar menos habitado de Santa Catarina

  1. Muito Lindo o Local com certeza farei esta expedição logo logo um grande abraço e continuem viajando.

  2. Que maravilha … fomos no dia 6 de janeiro deste ano no mesmo lugar (as esquerda da primeira ponte sob o rio Pelotinhas entrando pelo bairro da Várzea ) … e passamos um dia para comemorar 14 anos de casamento junto de nossos 3 filhos e 2 cachorros… Decidimos retornar alguns dias depois para acampar … ficamos lá do dia 15 até o dia 20 deste mês de janeiro… juntos estavam os 3 filhos e novamente os 2 cachorros … foi a melhor coisa que fizemos por todos nós .

  3. Adorei rever esse local. Quando a Estrada de Ferro Santa Catarina encerrou suas atividades, aqui no Vale do Itajai, meu pai foi transferido para a estação de Escurinho nas Cochilhas RIcas.Isso em 71, eu tinha oito anos e nós íamos de trem partindo de Lages.
    Jorge Neves Melim . Blumenau. SC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: