Santa Catarina

São 95.346 km², um pouco mais de 6 milhões de habitantes (IBGE 2010) em 295 diferentes municípios! Santa Catarina é incrível! São milhares de atrativos geográficos e culturais, durante todo o ano e para todas as idades.

São tantas opções de passeios, que chega a ser inadmissível, escutar alguém dizer que não conhece muito a região onde mora. Como não? É muito fácil viajar, é tudo tão próximo… e nem adianta dizer que é falta de dinheiro… porque como disse Fernando Pessoa “para viajar, basta existir” (tá certo que dinheiro nunca é demais e acaba antecipando os processos)!

Pra começar o papo sobre Santa Catarina, só pra dar uma noção do que estamos falando… são 560 km de costa. Mais de 500 belíssimas praias. No interior, o cenário alterna paisagens rurais, montanhas, cânions, vales, rios e cachoeiras.

Pra quem não curte muito o calor – Santa Catarina é o único estado brasileiro em que neva todos os anos.

Para fomentar o turismo, o estado catarinense foi dividido em 10 regiões turísticas! Confira cada uma delas e veja qual tem o seu perfil:

  • Grande Florianópolis
  • Serra Catarinense
  • Caminho dos Cânions
  • Costa Verde e Mar
  • Encantos do Sul
  • Caminhos da Fronteira
  • Caminho dos Príncipes
  • Grande Oeste
  • Vale Europeu
  • Vale do Contestado

 

Mapa turístico de Santa Catarina:

mapa turístico Santa Catarina

  • Grande Florianópolis

A Grande Florianópolis é um dos destinos turísticos mais visitados de Santa Catarina. É nessa região que está situada a capital do estado, Florianópolis, famosa por suas belezas naturais e pela qualidade de vida – a maior entre todas as capitais brasileiras. Mas existem outros atrativos nas redondezas, como as estâncias de águas termais de Santo Amaro da Imperatriz, as paisagens rurais de Rancho Queimado, Anitápolis, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara, além das belíssimas praias de Governador Celso Ramos e Palhoça, onde fica a badalada Guarda do Embaú.

Algumas cidades: Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara e Rancho Queimado.


  • Serra Catarinense

Sede dos primeiros hotéis-fazenda do país, a Serra Catarinense está localizada a apenas 2 horas de carro do litoral. A viagem até lá é uma atração à parte, tal a beleza das paisagens que você encontrará no caminho. Ao todo, 17 municípios compõem toda essa região, a maioria com menos de 20 mil habitantes. Em todos eles, o turismo rural predomina.

Algumas cidades: Lages, Urubici, São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urupema.


  • Caminho dos Cânions

Os impressionantes cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral dão nome a essa bela região turística catarinense, localizada no extremo sul do Estado e colonizada por descendentes de italianos, portugueses e alemães. Procurado principalmente pelos amantes do ecoturismo em expedições que adentram essas grandes montanhas abruptamente recortadas pela Mãe Natureza, o Caminho dos Cânions apresenta também outras atrações no litoral e nas cidades do interior. Araranguá é a maior delas, com boa infraestrutura de comércio e serviços, além de praias, dunas, furnas e um dos mais belos cartões-postais de Santa Catarina: o Morro dos Conventos.

Algumas cidades: Sombrio, Praia Grande, Araranguá, Passo de Torres, Jacinto Machado, Balneário Arrio do Silva, Balneário Gaivota


  • Costa Verde e Mar

Há muito o que fazer e descobrir na região turística conhecida como Costa Verde e Mar. A beleza do litoral catarinense atinge seu auge em muitas de suas praias, onde a cor verde-esmeralda da água predomina, especialmente em Porto Belo e Bombinhas. Mas o principal destino turístico da região é mesmo o movimentado Balneário Camboriú. A cidade possui ótima infraestrutura hoteleira e de comércio e serviços, belas praias, parques, restaurantes internacionais e algumas das melhores casas noturnas do país. Em Itajaí, onde se encontra o maior porto pesqueiro do país, os destaques são o Terminal Marítimo de Passageiros, infraestrutura especial para receber navios transatlânticos e os eventos náuticos. Há ainda o Parque Beto Carrero World, em Penha, os alambiques de cachaça de Luis Alves e adoráveis vilas de pescadores em muitos recantos da Costa Verde e Mar. Faça o seu roteiro e boa viagem.

Algumas cidades: Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas, Porto Belo, Itajaí, Penha, Balneário Piçarras, Luis Alves, Navegantes, Camboriú e Ilhota


  • Encantos do Sul

Na região turística catarinense conhecida como Encantos do Sul, você vai encontrar um pouco de tudo. Quem gosta de visitar cidades históricas vai se encantar com Laguna, a terra de Anita Garibaldi. Já Imbituba, Garopaba e Jaguaruna são ótimos destinos para os adeptos do ecoturismo e dos esportes de aventura, com algumas das mais belas praias e lagoas do Sul do Brasil. Essa faixa litorânea também é o principal berçário das baleias-francas no inverno, outra atração ecoturística da região. No interior, os destaques vão das estâncias termais de Tubarão e Gravatal aos municípios onde a cultura italiana e alemã são predominantes, como é o caso de Urussanga, Nova Veneza, Orleans, São Martinho, Santa Rosa de Lima, Forquilhinha e as duas maiores cidades sul-catarinenses: Tubarão e Criciúma.

Algumas cidades: Santa Rosa de Lima, São Martinho, Nova Veneza, Criciúma, Balneário Rincão, Imbituba, Içara, Gravatal, Tubarão, Urussanga, Garopaba, Imaruí, Jaguaruna e Orleans


  • Caminhos da Fronteira

Quem gosta de desbravar terras agrestes vai encontrar nos Caminhos da Fronteira o lugar ideal para suas aventuras. A região fica no extremo oeste catarinense e faz fronteira com os estados do Rio Grande do Sul e Paraná, além da Argentina. Esse fato é marcante para explicar a diversidade cultural encontrada em seus 18 municípios, do qual São Miguel do Oeste é o mais populoso, com 36 mil habitantes.

Algumas cidades: Guaraciaba, São João do Oeste, São Miguel do Oeste, Itapiranga, Dionísio Cerqueira, São José do Cedro.


  •  Caminho dos Príncipes

Combinando história e cultura, desenvolvimento econômico e preservação da natureza, belas paisagens litorâneas e bucólicos recantos rurais, o Caminho dos Príncipes é um dos roteiros mais diversificados e atraentes de Santa Catarina. O nome turístico da região tem origem num episódio histórico ocorrido em 1853, quando as terras do local onde se situa hoje a cidade de Joinville foram incluídas no dote de casamento do príncipe de Joinville com a princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II. A herança cultural portuguesa, no entanto, não é a que mais se sobressai no Caminho dos Príncipes. A colonização alemã predomina na maioria dos municípios, que possuem também influências dos italianos, suíços, húngaros, tchecos, ucranianos, noruegueses, poloneses e japoneses.

Algumas cidades: Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Corupá, Campo Alegre, Itaiópolis, São Francisco do Sul, Itapoá , Balneário Barra do Sul , Barra Velha.


  •  Grande Oeste

A região turística conhecida como Grande Oeste é uma das mais selvagens de Santa Catarina. A paisagem campeira, adornada por cascatas e cachoeiras, é predominante em praticamente todos os municípios, a maioria com população inferior a 10 mil habitantes. Chapecó é o principal centro urbano e polo econômico da região, colonizada por filhos e netos de imigrantes italianos e alemães, oriundos principalmente do Rio Grande do Sul. Para os turistas, as atrações são variadas: estâncias de águas termais, turismo rural, gastronomia e festas típicas, museus e atividades ligadas ao ecoturismo.

Algumas cidades: Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Águas de Chapecó, Palmitos, São Carlos, Quilombo, Caibi, Saudades, Itapiranga, Abelardo Luz, São Domingos, Dionísio Cerqueira, Anchieta, Paraíso, São José do Cedro.


  • Vale Europeu

A herança cultural dos colonizadores alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses é a grande marca dessa região catarinense, localizada no Vale do Itajaí. Famosa por sediar a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest de Blumenau, o Vale Europeu possui muitas outras atrações: da arquitetura típica à culinária, celebrada em grande estilo durante as Festas de Outubro; dos roteiros de compras pelas cidades-polo da indústria têxtil catarinense às celebrações religiosas que acontecem em vários de seus municípios; do ecoturismo ao turismo rural. Escolha o seu roteiro e boa viagem.

Algumas cidades: Ibirama, Brusque, Benedito Novo, Gaspar, Timbó, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Apiúna, Doutor Pedrinho, Botuverá, Blumenau e Nova Trento.


  • Vale do Contestado

Muita história, cultura e lazer em meio à natureza aguardam por você no Vale do Contestado. Essa região catarinense possui um grande valor histórico em função da Guerra do Contestado, ocorrida no início do século XX. Existem, no entanto, outras atrações para os turistas, como as cachoeiras, vales e planaltos de vegetação preservada, onde o ecoturismo é uma excelente opção. Também não há como não se encantar com a arquitetura típica das construções e a riqueza multicultural, resultado da colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã, principalmente.

Algumas Cidades: Piratuba, Capinzal, Fraiburgo, Porto União, Rio das Antas, Caçador, Videira, Curitibanos, Joaçaba, Irani, Concórdia, Tangará, Itá, Canoinhas e Treze Tílias.

Anúncios

Um comentário em “Santa Catarina

  1. Adorei as aventuras de vocês e super indico o Morro Agudo na cidade de Tangará, meio oeste catarinense e fica no vale do contestado. Também a cidade possui turismo rural e de destaca pela produção de vinhedos. Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s